Você está pensando em alugar um imóvel? Então se prepare, porque provavelmente precisará encontrar alguém que concorde em ser seu fiador ou você terá que reunir pelo menos três vezes o valor do aluguel para o depósito caução. Esses requisitos são comuns e eram feitos sem muitos problemas no passado, mas hoje têm se tornado uma missão bastante desafiadora.
Primeiro porque o fiador precisa morar na mesma cidade que a sua, ter mais de um imóvel e uma renda alta. Ele precisa garantir que será o responsável em colocar contas de aluguel, taxas de condomínio e impostos em dia, caso você não consiga pagar. Situação bastante desconfortável. Segundo , porque no caso do depósito caução será exigido um pagamento adiantado e talvez você não tenha reserva financeira para isso. Afinal, além do aluguel, será preciso arcar com energia, internet, móveis e várias outras necessidades de mudança.
Sim, uma nova modalidade tem se tornado bastante conhecida entre as imobiliárias: o seguro aluguel. Ele garante ao proprietário do imóvel o recebimento dos aluguéis e demais encargos vencidos que não tenham sido pagos pelo inquilino. Além disso, quem passa a aprovar a ficha do inquilino é a seguradora, não mais a imobiliária, agilizando o processo de locação.
O seguro cobre o aluguel e as multas decorrentes da falta de pagamento, caso você, o inquilino, não honre com o valor. Essa é a cobertura básica. Mas o proprietário também pode exigir seguro para condomínio, IPTU, taxas de lixo, água, danos ao apartamento e multa por rescisão contratual. Como qualquer outro seguro, quanto mais adicionais são incluídos na cobertura, mais caro ele ficará. Bom para o dono do imóvel, mas nem sempre vantajoso para quem quer alugar. Por isso, tudo deve ser negociado entre as partes.
O valor do seguro aluguel varia entre uma a três vezes o valor do aluguel, podendo variar de acordo com as cobertura ou avaliação de crédito do futuro inquilino. Ele pode ser parcelado em até 12 vezes e é pago junto com o aluguel, podendo ser renovado anualmente. É importante ressaltar que ter um seguro não libera o pagamento do aluguel.
O seguro aluguel pode ser contratado para o aluguel de imóveis urbanos ou residenciais, comerciais e não residenciais, como escritórios, consultórios e outros.
Um bom seguro é aquele capaz de atender aos interesses de ambas as partes. O seguro aluguel é uma garantia de vantagens tanto para os inquilinos quanto para os proprietários e imobiliárias.
O seguro aluguel é uma boa solução para todas as partes que querem locar o imóvel, inclusive a imobiliária. Por isso, seja você locador ou locatário, realize uma pesquisa no mercado para encontrar a melhor seguradora e imobiliárias que trabalhem com esse produto. O processo será mais vantajoso e tranquilo para todos. Para realizar uma cotação, fale com a gente.
Voltar