O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão
Seguro Saúde sexta, 27 de setembro de 2019

O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão

Durante todo o mês de setembro é realizada a campanha de conscientização para prevenir o suicídio, chamada de Setembro Amarelo. Problemas psicológicos são as principais causas de gatilho para o ato, principalmente a depressão, mas ainda são deixados em segundo plano. Por isso o seguro saúde pode ter papel importante na busca por tratamento e para popularizar o assunto.


Mas o que a depressão tem a ver com seguro saúde?


Considerada o mal do século pela Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta 11,5 milhões de brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo.  A doença prejudica a produtividade, a concentração, a energia e pode ser paralisante a ponto da pessoa querer encerrar sua vida. A doença pode ser sentida em maior ou menor grau e, justamente por isso, quando o sintoma não é tão forte, o individuo e seu ciclo social entendem a situação apenas como uma tristeza passageira.


Mas quanto diagnosticada e tratada, é possível controlar os quadros da depressão. E é nesse momento que entra o seguro saúde. Hoje diversos profissionais da saúde mental já estão conveniados aos planos e aptos a ajudar no tratamento do problema. Realizar sessões de psicoterapia com psicólogos e terapeutas são uma grande ajuda para as pessoas que estão sofrendo para cuidar das emoções. Quando o problema se mostra uma disfunção bioquímica, os psiquiatras também podem auxiliar a equilibrar a química do corpo.


Como saber quando procurar ajuda via Seguro Saúde?


Sentir-se triste por alguns dias pode ser um aspecto normal do dia a dia, mas quando a tristeza de estende por semanas é sinal de que algo não está bem. 


Os indícios mais claros de que a pessoa precisa de ajuda se mostram pelos sintomas:

  • Apatia
  • Perda súbita de interesses por coisas que antes eram interessantes
  • Mudança de humor
  • Isolamento social
  • Piora de desempenho na escola ou trabalho
  • Pensamentos e frases negativas com tendência suicida


Familiares, amigos e colegas de trabalho devem buscar por profissionais de saúde para cuidar do caso, pois na maioria das vezes a pessoa não tem motivação para fazer isso sozinha. Seja via Seguro Saúde ou Plano de Saúde (entende a diferença neste post), é preciso encontrar psicólogos ou psiquiatras para o tratamento da depressão e ter paciência para apoiar o processo.


Quem pode contratar o Seguro Saúde?


O Seguro Saúde pode ser contratado por pessoas físicas e jurídicas. Empresas que oferecem o benefício do seguro geralmente são valorizadas pelos colaboradores e, em se tratando da saúde mental, o retorno é ainda maior. Quando ajudados ou quando auxiliam seus familiares, os profissionais que tem acesso ao seguro e ao tratamento psicológico conseguem lidar melhor com suas emoções, tornando o ambiente de trabalho mais positivo.


Para saber mais sobre o Seguro Saúde, contate nosso corretor de seguros




Voltar

Matérias mais visualizadas

Seguro Viagem quarta, 17 de abril de 2019

Viagem de carro ou moto pela América do Sul? O seguro Carta Verde pode ser obrigatório!

Viagem de carro ou moto pela América do Sul?  O seguro Carta Verde pode ser obrigatório!
Seguro Saúde sexta, 27 de setembro de 2019

O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão

O papel do Seguro Saúde no tratamento da depressão
Seguro Aluguel sexta, 30 de novembro de 2018

Como evitar dor de cabeça na hora de alugar um imóvel

Como evitar dor de cabeça na hora de alugar um imóvel