Você começa a pesquisar as melhores opções de plano de saúde e de repente percebe que além dele também existe o seguro saúde. E agora, qual escolher? Apesar de serem bem parecidos, há uma diferença importante entre os dois tipos e que poderá ser o desempate.
Escolhendo um ou outro, você pode ficar tranquilo que contará com ajuda médica e hospitalar em qualquer situação. A diferença é que com o seguro saúde poderá escolher qual médico, hospital e laboratório prefere receber atendimento, mesmo se ele for particular. Nesse caso você receberá um reembolso posterior da seguradora. Se optar por um profissional conveniado ao seguro, não pagará nada. Esse é o caso também do plano de saúde, mais popular, em que a escolha pelo atendimento é feita com base nos profissionais e estabelecimentos conveniados.
É importante observar que o reembolso do seguro saúde será feito no valor contratado inicialmente. Então caso o profissional cobre um valor superior ao que foi acordado em contrato, você pode não receber o valor integral. Por isso se o objetivo é manter o orçamento dentro do previsto, é bom se prevenir e antes de marcar qualquer consulta ou procedimento cirúrgico verificar qual será o valor cobrado.
De qualquer maneira, pode ficar tranquilo que os dois tipos seguem as normas da Organização Mundial da Saúde e oferecem planos semelhantes: os planos de referência, com cobertura completa de consultas, exames, hospitais e obstetrícias para todas as doenças listadas pela Organização Mundial de Saúde, e os planos segmentados, que cobrem apenas um dos segmentos de consulta, exames, hospitais e obstetrícias.
Assim como todo seguro, tanto o valor do plano de saúde quanto o do seguro saúde dependerá da idade, gênero, histórico de doenças e da cobertura escolhida. O ideal é sempre conversar com o corretor de seguros, que irá ajudar a entender os planos disponíveis e a melhor opção para a sua necessidade.